3.4. Treinamento em segurança e conscientização de ameaças
São analisados os programas de treinamentos internos adotados que visem promover a conscientização de ameaças que possam afetar a integridade da cadeia logística.
3.4.1. Conscientização de ameaças e identificação de vulnerabilidades
O requerente deve empregar um programa de conscientização permanente acerca de ameaças à cadeia de suprimentos, especialmente no que se refere ao terrorismo e ao contrabando (armas ou drogas, por exemplo).
Os funcionários devem estar treinados para reconhecer tais ameaças e cientes dos procedimentos a serem adotados para a pronta solução, além de saber para quem as reportar.
Um treinamento específico deverá ser ministrado aos funcionários das áreas sensíveis como de embarque e recebimento de cargas.
Sugere-se, também, que haja programas de capacitação que envolvam todas as pessoas relacionadas com atividades de transporte de carga, sejam elas contratados diretamente pelo requerente ou por seus prestadores de serviços, com o intuito de assegurar que todos conheçam as medidas e políticas de segurança adotadas pelo requerente da certificação OEA.
- Revolução na Restituição de ICMS: O que esperar do REsp 2.035.550?
- Os desafios comuns na importação de vinhos no Brasil, saiba mais
- Prazo para atualização de bens e direitos no exterior termina no próximo dia 31/05/24, alerta a Receita
- Drawback Integrado: A Chave para Reduzir Custos e Aumentar Competitividade no Comércio Exterior
- Abordando Restrições em Práticas Comerciais Internacionais e Mudanças na Legislação Aduaneira